Postado em:30 set 2016 Como tirar fotos melhores usando um celular Android?

Muitas pessoas usam o smartphone Android para registrar fotografias de momentos especiais, seja no dia a dia ou em viagens. No entanto, nem sempre é uma missão fácil: não basta ter um dispositivo com boas configurações de câmera. É preciso prestar atenção em alguns detalhes para conseguir capturar ótimas fotos, como posição da luz, macro e estabilização. Para ajudar, veja algumas dicas importantes para fazer cliques melhores com seu Android.

 

Antes de começar a seguir as dicas, esteja ciente que, como existem vários smartphones com Android, a qualidade dos resultados de suas capturas irá depender do hardware usado. Também é importante utilizar um aparelho com a última versão do sistema suportado por ele, para obter melhores resultados.

 

foto

Fique o mais próximo que puder para não ter que usar o zoom digital

 

Tente não usar o recurso de zoom digital, já que ele reduz a qualidade da fotografia, deixando muitas vezes a imagens pixelizada. Isso não é problema em câmera normais, ou de smartphones como o Galaxy S4 Zoom, que vêm com zoom óptico.

 

Por isso, o melhor que você pode fazer é se aproximar, o máximo possível, para obter uma boa imagem, principalmente se ela tiver muitos detalhes. Depois, se for realmente necessário, aumentar o zoom da imagem em editores no PC, no qual é possível fazer ajustes bem melhores do que usando o zoom digital do seu aparelho.

 

Dispare mais de uma vez

 

A fotografia digital possibilita registrar vários momentos. Portanto, disparar mais de uma vez lhe permitirá obter diferentes dimensões e graus de luz, que são essenciais para uma boa fotografia. Imagens na tela do seu telefone pode parecer bom ou superexpostas, mas elas podem ter um visual bem diferente na tela de um computador. Caso seu aparelho tenha um recurso que faça uma sequência de disparos automáticos, não deixe de usá-lo.

 

Mantenha o objeto a ser fotografado sempre bem iluminado

 

É óbvio que você não irá sair por aí carregando uma fonte de luz apenas para capturar imagens com o celular, mas há algumas dicas que podem ajudar. É possível, por exemplo, garantir que o objeto a ser fotografado melhor iluminado, fotografando em locais abertos, durante o dia. Quanto menos luz mais granulada serão suas imagens. Dentro de casa, sempre acendas as luzes. Se o seu telefone tem um flash embutido, melhor ainda, principalmente para objetos mais próximos, já que o flash do celular não costuma ter alcance de muitos metros.

 

Utilize o app Câmera do Google

 

A menos que você esteja usando um dos telefones Nexus do Google, deve experimentar baixar o app Google Câmera. O mais interessante é que o recurso permite que você capture imagens com a resolução máxima suportada pela câmera do seu telefone. Além disso, pode adicionar efeitos no momento da captura, como o blur (desfoque de lente), photo sphere e panorama.

 

Use a configuração de estabilização

 

É difícil manter um telefone estável e ainda detectar um borrão na hora de pressionar o botão de disparo. Por isso, usar a configuração de estabilização do aplicativo câmera de seu telefone irá ajudar muito na hora de capturar fotos. Esse recurso usa o acelerômetro do telefone para medir os “tremores” e faz com que você só tire a foto quando estiver estável o suficiente. O recurso pode ser um pouco chato as vezes, mas é muito útil.

 

Ajustar as configurações de ISO para tirar fotos melhores a noite

 

Usa o flash em cliques noturnos nem sempre é a melhor opção. As vezes um simples ajuste na configuração ISO pode ajudar bastante. O recurso define a sensibilidade da câmera à luz para obter uma imagem melhor, mesmo a noite e sem usar flash. Claro que esse é um recurso que depende muito do hardware do seu smartphone. Mas se seu aparelho suporta, desabilite o flash e experimente alterar a configuração ISO para fazer uma captura natural.

 

Muitas das dicas podem parecer óbvias, mas nem sempre elas são usadas e o resultado geralmente é uma imagem ruim. Procure praticá-las toda vez que for fotografar com seu smartphone, assim, além de aproveitar ao máximo a câmera poderá melhorar a qualidade final.

 

Fonte: TechTudo

 

VOLTAR